Revista Virtual de Artes, com ênfase na pintura do século XIX

Trio: Edwin Harris (Reino Unido)

2.edwin harris

Portrait-of-a-mother-and-daughter-reading-a-book-Edwin-Harris (british)

Edwin Harris, RBSA (British, 1855-1906) - The Limpet gatherer

EDWIN HARRIS
(Ladywood, Birmingham, Reino Unido, 1855 – Cleeve Prior, Reino Unido, 1906)

Ingressou na School of Art aos 14 anos, onde estudou com Walter Langley e William Arthur Breakespeare. Passou a lecionar na escola por dois anos depois de completar seus estudos. Em 1880, ingressou na Academia de Verlat em Antuérpia, onde conheceu Frank Bramley e William Wainwright e, como muitos artistas de seu círculo, passou a morar na Bretanha.
Em 1881 e 1882 visitou Newlyn e, em 1883 se estabeleceu na aldeia, ali permanecendo por doze anos. Reconhecido como um dos pioneiros da Newlyn School, foco da pintura moderna na Grã-Bretanha, ele e sua esposa (a sobrinha de um influente negociante de arte) logo foram figuras-chave da colônia.
Em 1887, após a morte prematura de sua esposa, Harris começou a passar o tempo longe de Newlyn e a deixou para sempre em 1895.  Casou-se novamente e passou a pintar retratos em Cardiff, Newport e Bristol. Retornou a Birmingham em 1898, abrindo um estúdio em Norwich Union Chambers antes de se estabelecer em Cleeve Prior, onde morreu.
Foi eleito Associado em 1885 e membro em 1886 da Royal Birmingham Society of Artists.


Uma resposta

  1. Dandara Machado

    Me apaixonei pela primeira pintura!

    Curtido por 1 pessoa

    24/09/2018 às 18:05

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s