Revista Virtual de Artes, com ênfase na pintura do século XIX

PINTURA: Petrus Van Schendel

Petrus Van Schendel (Terheijden, Holanda, 21 de abril de 1806 – Bruxelas, Bélgica, 28 de dezembro de 1870)

Nascido nos arredores de Breda, Petrus van Schendel estudou na Academia de Belas Artes da Antuérpia, de 1822 a 1828, sob o comando de Matthieu Ignace van Bree, participando de exposições no mesmo período.
Viveu em Amsterdã, entre 1830 – 1832, seguido por seis anos em Roterdã e Haia, antes de finalmente se estabelecer em Bruxelas, por volta de 1845. Foi membro da Academia de Amesterdã, e da «Sacrum Arti", em Roterdã.
Foi um artista prolífico exibindo-se em Salões de Amesterdã, Antuérpia e Den Haag de 1827 a 1867. Exposições no Salão de Bruxelas, Gent e também na "Royal Academy" de Londres se seguiram. Foi premiado com medalhas na maior parte destas exposições, incluindo uma medalha de ouro na Exposição de Bruxelas em 1845.
Começou sua carreira como pintor de gênero e de retratos, gravuras, temas históricos e bíblicos. Não demorou muito, porém, para desenvolver o estilo que viria a fazer dele um dos mais populares pintores românticos de seu tempo: um mestre das cenas noturnas, com luz artificial (velas ou lamparinas), que criavam dramáticos efeitos pictóricos, muito à tradição das pinturas holandesas do século XVII.


GALERIA PETRUS VAN SCHENDEL

Schendel-Petrus-van-A-Market-Scene-By-Candlelighta_market_scene_by_candle_light-PVanSchendel

Schendel_Petrus_Van_Market_Stall_By_Moonlighta_market_stall_by_moonlight-VanSchendelSchendel_Petrus_Van_The_LetterSchendel_Petrus_Van_Selling_Game_at_the_Groenmarkt_in_the_Hague_1868


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s