GALERIA: Pintor irlandês Daniel MacLise (1806-1870)
DANIEL MACLISE
(Cork, Irlanda, 25 de janeiro de 1806 – Chelsea, Inglaterra, 25 de abril de 1870)
Pintor e ilustrador histórico, literário e de retratos, precursor dos Pré-Rafaelitas.
Iniciou seus estudos artísticos em 1822, na Sociedade de Arte de Cork, Irlanda, vivendo da venda de retratos. Mudou-se para Londres em 1826 para frequentar a Royal Academy, onde se destacou como estudante, principalmente em desenho e pintura históricas. Começou a expor na Academia em 1829, tornando-se associado em 1830 e acadêmico em 1840. O folclorista Crofton Croker o apresentou a muitas pessoas influentes e logo tornou-se membro dos círculos literários e artísticos de Londres.
Em 1830, viajou para Paris e entrou em contato com a arte francesa e clássica no Louvre, Luxemburgo e em Versalhes. Estudou e copiou muito dessas obras de arte, o que influenciou bastante seu próprio trabalho ao longo dos anos.
Ao lado de sua carreira de sucesso como artista, Maclise também trabalhou como ilustrador, contribuindo para a Fraser’s Magazine e ilustrando obras de Milton, Tennyson, Thomas Moore e Charles Dickens, entre outros.
Talvez seja mais lembrado por suas pinturas monumentais históricas, incluindo os afrescos e obras a óleo concluídas como parte da Comissão da Câmara dos Lordes entre 1859 e 1864. Trabalhar nesses afrescos exerceu uma grande pressão sobre sua saúde; no entanto, em seus últimos anos, continuou trabalhando em cenas de Shakespeare, além de estar envolvido ativamente na Real Academia.
Morreu em 25 de abril de 1870 de pneumonia aguda e está enterrado no cemitério Kensal Green, em Londres.
Memórias antigas (1852)
Casal de Fausto e Gretchen – O estudante
O caramanchão de maracujás
A poção do amor
Otelo e Desdêmona
Namorados escoceses
Cena de UNDINE – 1843
A cartomante cigana
Madeline após as orações
Rosalinda e Célia
Arrumando-se
Obrigada. …lindas pinturas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
09/07/2020 às 6:04