GALERIA: Raimundo de Madrazo Y Garreta (Espanha, 1841-1920) – Modelo: Aline Masson
Mais: Museu do Prado
Sobre o artista:
Raimundo de Madrazo Y Garreta (Roma, Itália, 24 de junho de 1841 – Versalhes, França, 15 de novembro de 1920)
Importante pintor realista espanhol do século XIX. Foi também crítico, colecionador de arte e um dos primeiros a trabalhar com fotografia na Espanha.
Recebeu sua primeira formação artística no estúdio de seu pai, Federico de Madrazo y Kuntz e de seu avô, José de Madrazo, renomados pintores. Estudou na Academia Real de Belas Artes de San Fernando (Madri), com Luis Carlos de Ribera e Carlos de Haes, completando sua formação em Paris em 1860, com Léon Cogniet.
Ele parecia destinado a continuar a tradição da família – a pintura acadêmica –, no entanto, devido à influência dos pintores Alfred Stevens e Mariano Fortuny (seu cunhado), trocou a pintura histórica ( “Chegada à Espanha do corpo do Apóstolo São Tiago” de 1858 e “Ataulfo” de 1860, como exemplos) pela cenas de gênero e retratos.
Em 1866, com Fortuny e Eduardo Rosales visitou Roma e os Estados Unidos. Em 1882, com Giuseppe De Nittis, Alfred Stevens e o dono de galeria, Georges Petit, co-fundou a Exposição Internacional de Pintura, destinadas a promover artistas estrangeiros em Paris, cidade onde viveu boa parte de sua vida.
Seu trabalho mereceu prêmios nas exposições e salões nacionais: uma medalha de primeira classe em 1878 e a nomeação para a Legião de Honra por sua participação (medalha de ouro) na Exposição Universal de Paris, concedida pelo governo francês, em 1889.
Considerado um dos melhores retratistas de sua geração, seu elegante e cuidadoso realismo, o completo domínio da técnica e uma refinada paleta cromática, fez com que sua obra tivesse grande reconhecimento por parte da clientela burguesa de sua época.
Olá,
Lindas pinturas, eu estava com saudade de suas postagens!
Abraços,
Dandara
CurtirCurtido por 1 pessoa
05/07/2020 às 15:56
Belíssimas Obras!
CurtirCurtido por 1 pessoa
05/07/2020 às 22:33