Galeria: Os irmãos Jan e Franz Verhas (Bélgica)
JAN VERHAS ou JAN FRANS VERHAS
(Dendermonde, Bélgica, 9 de janeiro de 1834 – Schaerbeek, Bélgica, 31 de outubro de 1896)
Importante pintor da escola realista da Bélgica, conhecido por seus retratos de crianças e cenas de gênero. Também pintou cenas históricas, praianas, paisagens e natureza morta com flores.
Como seu irmão mais velho, Frans Verhas, também um artista de sucesso, recebeu seu treinamento artístico inicial com seu pai, o pintor da Academia local, Emmanuel Verhas e, a partir de 1853, na Academia Real de Belas Artes da Antuérpia. Completou seus estudos em 1860, ano em que participou do “Prix de Roma”, que lhe valeu o segundo lugar na competição.
Em 1862 viajou para Paris e Lyon (França) e para a Itália (Turim, Milão e Veneza). Permaneceu por dois a três meses em Veneza, estudando e copiando os mestres. Por falta de recursos, deixou a Itália e voltou a Paris, onde seu irmão Frans trabalhava à época. Fizeram projetos conjuntos e voltou a Antuérpia, onde trabalhou como retratista e terminou a encomenda do governo belga da composição “Batalha de Kallo” em 1863, no qual ele descreve uma escaramuça de cavalaria em um turbilhão de personagens.
De 1864 a 1867, o artista viveu em Binche, onde se casou e teve uma filha. Em 1867, estabeleceu-se em Bruxelas e passou a pintar cenas da vida contemporânea, incluindo retratos e cenas de gênero com crianças. A partir de 1882 passou a visitar Heis-aan-Zee, na costa belga e explorar novos temas. Trabalhando ao ar livre, criou cenas animadas e ensolaradas na praia ou perto dela, assim como as pessoas e costumes locais.
Jan Verhas participou de muitos Salões de Arte. No Salão de Paris de 1881, ganhou uma medalha de segunda classe; na exposição de Berlim de 1883 e na Exposição Universal de 1889, medalhas de ouro. Recebeu também várias distinções oficiais. O governo belga fez dele um oficial na Ordem de Leopoldo e o governo francês, um Cavaleiro na Legião de Honra em 1881.
OBRAS DE JAN FRANS VERHAS
OBRAS DE FRANS (ou FRANZ) VERHAS
FRANS (ou FRANZ) VERHAS
(Dendermonde, Bélgica, 1827 – Schaerbeek, Bélgica, 22 de novembro de 1897)
Pintor conhecido por seus retratos e cenas de gênero de mulheres e crianças em luxuosos lares burgueses. Seus elaborados interiores de salão são caracterizados por sua rica abundância e a exibição de uma ampla gama de texturas, como tapeçarias, cetins, peles, mármores e metais, estilo de pintura influenciado por Alfred Stevens, pintor belga que havia feito carreira como pintor da sociedade de mulheres elegantes de Paris. Também pintou animais, pinturas históricas e naturezas-mortas.
Estudou inicialmente com seu pai, o pintor Emmanuel Verhas, na Academia de Belas Artes de sua cidade natal, Dendermonde e posteriormente na Academia Real de Belas Artes de Antuérpia. Viveu e trabalhou por vários períodos em Paris no final da década de 1870 e durante a década de 1880. Amigo próximo do escritor francês Arsène Houssaye, executou afrescos decorativos em sua residência na avenue de Friedland, em Paris. O programa decorativo consistia em pastiches dos mestres flamengos e venezianos.
Verhas estabeleceu-se em Schaerbeek em 1867, onde faleceu em 22 de novembro de 1897.
Lindo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
07/04/2018 às 18:52