PINTURA: Albert Anker
Albert Samuel Anker
(Ins, Suiça, 01 de abril de 1831 – 16 de julho de 1910)
O mais popular pintor de gênero do século 19, comumente chamado de "pintor nacional da Suiça".
Filho de um veterinário, Samuel Anker (então membro da Assembléia Constituinte do cantão de Berna), Albert frequentou a escola em Neuchâtel de 1845 a 1848, onde foi aluno de Louis Wallinger. De 1849 a 1851, o Ginásio Kirchenfeld em Berna. No início de 1851 estudou teologia, a princípio em Berna e depois na universidade de Halle, Alemanha. Foi alí que, em 1854 - inspirado pelas grandes coleções de arte -, resolveu trilhar a carreira artística. Com a concordância de seu pai mudou-se, então, para Paris, onde estudou com Charles Gleyre e frequentou a "École Impériale et Speciale des Beaux-Arts", de 1855 a 1860.
Instalou-se num estúdio no sótão da casa de seus pais e participou regularmente de exposições, na Suíça e em Paris. Foi membro do Grande Conselho de Berna, onde defendeu a construção do "Kunstmuseum". Além das suas estadias regulares em Paris (onde passava os invernos), viajou com frequência para a Itália e outros países europeus. De 1889 a 1893 e de 1895 a 1898 foi membro da Comissão Federal de Arte Suíça e em 1900 recebeu o título de doutor honorário da Universidade de Berna. Um acidente vascular cerebral em 1901 reduziu a sua capacidade de trabalho.
Durante seus estudos, Anker produziu uma série de obras com temas históricos e bíblicos, incluindo pinturas de Lutero e Calvino. Após seu retorno a Ins voltou-se para o que seria o principal tema de sua arte: a vida cotidiana das pessoas em comunidades rurais, retratadas de maneira despretensiosa e simples, sem idealizar a vida no campo, mas também sem o exame crítico das condições sociais, que pode ser encontrado nas obras de seus contemporâneos, tais como Daumier, Courbet e Millet.
Pintou mais de trinta naturezas-mortas, centenas de aquarelas e desenhos (a maioria retratos e ilustrações) e mais de 500 placas de porcelana. Somente após a sua morte (em 1910) houve uma primeira exposição dedicada a ele, realizada no "Musée d’art et d’histoire", em Neuchâtel.
GALERIA ALBERT ANKER
JULGO TER EM MINHA POSSE UM QUADRO PINTADO PELO ALBERT SAMUEL ANKER DATADO DE 1875, COMO POSSO ENTRAR EM CONTACTO PARA SABER SE FOI O ANKER QUE O PINTOU.
CurtirCurtir
14/08/2012 às 14:05
Alberto:
Não tenho capacitação técnica para avaliar sua pintura. Sou leiga, apaixonada pelas artes (em especial as pinturas do século 19) e seus autores menos conhecidos.Vem daí a motivação do blog. Aconselho-o contatar casas de leilões ou grandes galerias – que possuem pessoas capacitadas para atendê-lo – e confirmar a autoria da obra.
Espero ter ajudado !
CurtirCurtir
14/08/2012 às 16:03
Gostei das fotos
Tenho uma tela época1895/1908. Assinatura lado esquerdo. L.ANKER
Mesmo sentido e técnica de pinturas como saber se é verdadeiro? Samuel Albert ANKER tinha uma filha chamada de Louise e ajudava nas pinturas junto com o pai será…….poderá ser uma desaparecida ou não divulgada pela família?!
CurtirCurtir
10/12/2013 às 17:14
Carlos:
Hoje postei nova galeria de Albert Anker e um vídeo bem interessante. Vale a pena assistir! Ele teve 6 filhos (dois morreram precocemente) e os outros 4 – Louise, Marie, Maurice e Cécile – aparecem em algumas de suas pinturas. Acho que você possui uma verdadeira raridade!
CurtirCurtir
21/12/2013 às 17:58
Pingback: Pintores Suiços: Albert Anker–Galeria 2 | ARTECULTURA
Amo seu trabalho. É tão dignificante observar cada quadro, cada detalhe, fico feliz por estar aqui deixo sempre um tempo livre para dedicar-me e isso é muito compensador.
Grata por instantes como este ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
03/03/2016 às 12:58