Revista Virtual de Artes, com ênfase na pintura do século XIX

PINTURA: Semiradski

Henryk Hector Semiradski – ou Genrykh Ippolitovich Semi-Radskii (24 de outubro de 1843, Aldeia Novobelgorod – atual Pechenegi – perto de Kharkov, Ucrânia – 23 de agosto de 1902, Strzalkowo – próximo a Czestochowa, Polônia)

Um dos melhores representantes do neoclassicismo, pintou cenas bíblicas e históricas, paisagens e retratos.
Filho de Hippolit Semiradski (um oficial militar polonês a serviço do czar russo), sua infância e juventude foram passadas em Kharkov, então parte do Império Russo, hoje território da Ucrânia.
Suas primeiras lições de arte vieram do pintor ucraniano Dmitry Besperchy, um aluno de Karl Brulloff. Em 1860, sob a pressão de sua família, entrou para a Universidade de Kharkov. Após graduar-se com um bacharelado em ciências, ele imediatamente partiu para São Petersburgo, onde obteve permissão para assistir palestras na Academia de Artes. Na ocasião, a academia não aceitava alunos com idade superior a vinte anos, mas foi admitido, graças ao seu enorme talento, que chamava a atenção dos professores. Durante seu primeiro ano na academia, Semiradski recebeu duas medalhas de prata e, posteriormente, prêmios a cada ano (seis medalhas de prata e três de ouro).
Excelente colorista e desenhista, Semiradski impressionava os colegas e professores com seu conhecimento de ciências e de história antiga. Em 1870, recebeu uma medalha de Ouro e uma pensão para estudar no exterior por seis anos. Primeiro foi para Munique, na época o segundo, depois de Paris, centro artístico da Europa. Embora confiante para trabalhar de forma independente, frequentou os estúdios de outros mestres, especialmente o de Carl Piloti, famoso pintor histórico. Em Munique, Semiradski pintou o seu primeiro grande trabalho: ¨Orgia romana no Tempo dos Césares (1872)", que foi adquirido pela Academia de São Petesburgo. Com o dinheiro recebido, Semiradski foi para Roma, cidade onde permaneceu pelo resto da vida, visitando a Rússia de vez em quando: de 1876 a 1879, por exemplo, pintou afrescos na Catedral de Cristo Salvador, em Moscou.
Suas obras estão expostas em museus na Polônia, Rússia e Ucrânia.


GALERIA SEMIRADSKI

siemiradski-sv

HSiemiradzki (2)

siemiradzki-southernHSemiradski-v3

ISemiradzki

semiradski-45

siemiradzki-henryk-Christ


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s