Anúncios

Revista Virtual de Artes, com ênfase na pintura do século XIX

PINTURA: Konstantin Makovsky

Konstantin_Makovsky-Self-Portrait-1856

Konstantin legórovitch Makovsky (Moscou, 20 de junho (ou 02 de julho) de 1839 – São Petersburgo, 17 setembro (Ou 30 de setembro) de 1915)

Um dos mais apreciados artistas da sua geração, considerado um precursor do Impressionismo na Rússia, Makovsky era o filho mais velho de Yegor Makovski, pintor amador e fundador da escola que, mais tarde, se tornaria famosa como Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou. Todos os filhos de Yegor tornaram-se pintores notáveis.
Em 1851, Konstantin entrou para a Escola de Moscou de Pintura, Escultura e Arquitetura, onde se tornou o melhor aluno, recebendo todos os prêmios disponíveis. Seus professores foram M.I. Skotty, AN Mokritsky, SK Zaryanko, todos eles alunos de Karl Brullov. As inclinações de Makovsky para o romantismo e efeitos decorativos podem ser explicadas pela influência de Brullov.
Em 1858 Makovsky entrou para a Academia Imperial de Artes de São Petersburgo e, a partir de 1860 participou das exposições da mesma. Em 1863, Makovsky recusou-se a pintar sobre o tema definido (mitologia escandinava) para o concurso da Grande Medalha de Ouro da Academia. Como consequência, ficou sem um diploma formal da escola.
Makovsky tornou-se membro de uma cooperativa (Artel) de artistas liderados por Ivan Kramskoi e, a partir de 1870, membro fundador da Sociedade para exposições itinerantes de Arte. Sua produção artística da época eram as dedicadas à vida cotidiana. Uma mudança significativa no seu estilo ocorreu depois de viajar para o Egito e Sérvia, em meados da década de 1870: cores e forma passaram a ter maior significado.
Na década de 1880 se tornou autor de retratos e quadros históricos. Na Feira Mundial de Paris em 1889, recebeu a Grande Medalha de Ouro por suas pinturas: Morte de Ivan, o Terrível, O Julgamento de Paris, e Demon e Tamara.

GALERIA MAKOVSKY

  K_Makovskii_m3 K_Makovski-m4 K_Makovski-m5

KMakovski-z K_Makovski-m7 KMakovski-r

   KMakovsky-g KonstantinMakovsky (4) 

   makovsky1 KMakovsky_m

Makovsky_In_From_Stroll  Makovsky-Sandra_panaeva

KMakovsky-n KMakovsky-r KMakovsky-v 

 makovsky-konstantin-singer KonstantinMakovsky2

Anúncios

Uma resposta

  1. Pingback: Pintura: Konstantin legórovitch Makovsky – 2 « ARTECULTURA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s