Revista Virtual de Artes, com ênfase na pintura do século XIX

Sissi, a imperatriz

sissi2

Elisabeth Amalie Eugenie von Österreich-Ungarn (Munique, 24 de dezembro de 1837 — Genebra, 10 de setembro de 1898)

Ficou mundialmente conhecida pelo nome que recebeu nos primeiros anos de vida, Sissi. Filha do duque da Baviera, Maximiliano e de Ludovica, irmã da arquiduquesa Sofia (mãe de Francisco José), Sissi e Franz Joseph eram primos. A prometida do imperador era sua irmã mais velha, Helene. Mas, ao bater os olhos em Sissi, Franz Joseph decidiu que aquela menina de 15 anos seria a futura imperatriz da Áustria. Menos de um ano depois – em 1 de abril de 1854 -os dois estavam casados.

miniaturaporcelana-SissieFranz

Sissi sentia-se profundamente angustiada com a vida na corte vienense e, principalmente, com o tumultuado convívio com a sogra, Sophie. Conforme o tempo passava, o relacionamento com o imperador tornava-se insuportável. E ela se sentia cada vez mais sozinha. "Perambulo solitária sobre a Terra há tempo, alienada da vida e do prazer; não tenho e nunca tive alma que me entendesse", descreveu Sissi, em seu diário. Aflita, em 1860 ela deixou Viena e partiu para uma viagem de dois anos pela Europa. Mãe de quatro filhos, Sissi só teve uma relação mais estreita com a caçula, Marie Valerie. A mais velha, Sophie, lhe foi tomada pela sogra e morreu aos 2 anos de idade. O único filho, Rudolf, foi educado longe de sua influência e, aos 31 anos, cometeu suicídio.


JosefKriehuber-Elisabetta_e_i_figliEm 1867, juntamente com o marido, foi coroada rainha da Hungria na sequência da assinatura do compromisso austro-húngaro. A sua dificuldade de adaptação às regras da corte de Viena e a preferência da imperatriz pela Hungria afrontaram a Áustria e isolaram cada vez mais Sissi da vida familiar e dos compromissos oficiais, que procurou abandonar desde o seu casamento, por detestar o protocolo e as obrigações impostas pelo título do marido. Alguns problemas de saúde, agravados pela incapacidade de educar os filhos numa atmosfera de informalidade, que Sissi adorava, contribuíram igualmente para o afastamento em relação aos seus súditos.

 

Georg_Raab_002Sissi, contudo, tinha outra faceta. Ela se engajou em causas humanitárias e chegou a visitar hospitais e asilos durante uma epidemia de cólera. A imperatriz da Áustria foi para a Europa do século XIX o que seria a princesa Diana 100 anos depois. As duas eram lindas, invejadas, copiadas e envoltas em uma aura de bondade. Mas foram também muito infelizes e morreram de forma trágica. Sissi foi assassinada em 1898, aos 60 anos, em Genebra, na Suíça, por um anarquista italiano, Luigi Lucheni.

Fontes: Veja – Wikipedia

 


GALERIA SISSI

  sissi8 sissi7 sissi0

 sissi11 sissi9 sissi9a

 Amanda_Bergstedt_001 Empress_Elisabeth_of_Austria3 László

photo_Rabending sissi

Na década de 1950 os filmes de Ernst Marischka protagonizados por Romy Schneider contribuiram decisivamente para espalhar o mito de Sissi. Recomendo.

3 Respostas

  1. Olinda E.Roth

    Eu sempre admirei a Imperatriz “SISSI”,e confesso que até hoje encontro muitas mulheres, óbviamente não tão famosas e belas quanto ela foi, mas infelizes como ela foi. A beleza não traz a verdadeira felicidade para nos mulheres mas sim a incompreensão, a inveja de outras mulheres e a cubniça por nossa carne dos homens.Eu já cheguei a odiar a minha próprioa beleza e hoje com a idade que tenho sou feliz porque a cobiça passou, a minha pele envelheceu, engordei.

    Curtir

    23/11/2010 às 14:27

  2. Pingback: Retratos de uma mulher: Sissi – GALERIA 2 « ARTECULTURA

  3. monika nuffer

    Agradeço às pessoas que pesquisam com seriedade e respeito para que saibamos quem realmente eram certas pessoas de nossa história. Sissi para mim foi um espírito que foi encapsulado aqui neste plano. A tão almejada liberdade lhe foi tirada de várias formas. Era fisica e intelectualmente linda, mas seu espírito era prisioneiro. Admiro que com tanta tristeza em seu coração ela tenha ajudado a muitas pessoas, usando a sua linda imagem, carisma, inteligencia de uma maneira positiva. Mesmo travando constante guerra com tudo que a incomodava e que lhe tirava a paz. Espero que tenha conseguido em outro plano a paz, a liberdade e o reencontro com as pessoas amadas que perdeu nesta vida.

    Curtir

    05/06/2012 às 13:57

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s