Anúncios

Revista Virtual de Artes, com ênfase na pintura do século XIX

Joaquina, filha de Tiradentes

JOAQUINA, FILHA DE TIRADENTES
de Maria José de Queiroz – Topbooks (1997)
 
Às folhas tantas do terceiro volume do Auto da Devassa da Inconfidência Mineira (9 volumes publicados pela Imprensa Oficial de Minas Gerais, em 1980) está registrado sobre o estado civil de Joaquim José da Silva Xavier:
 “Era solteiro e tem uma filha natural de nome Joaquina”. Sabe-se que sua companheira, Antônia Maria do Espírito Santo, era filha do falecido alcaide de Vila Rica, Antônio da Silva Pais e de Maria Josefa da Silva. Domingos de Abreu Vieira, também inconfidente, foi o padrinho da menina.
Não havendo registro de qualquer outra notícia sobre o destino da Joaquina de carne e osso, Maria José de Queiroz, romancista, poeta e ensaísta, constrói a personagem de ficção.
Nesta ficção montada junto ao episódio da Inconfidência, Joaquina aparece já moça (já teria idade para casar) narrando sua vida, seus pensamentos, os diálogos com sua mãe. Fala da amizade com o negro Itacolomi, que lhe conta fatos do Alferes. A autora até lhe arranjou uma profissão bem plausível na época: a de copista de partituras.
A vida quotidiana do século  XVIII foi reinventada por intermédio dessa narrativa da herdeira do condenado de Vila Rica, tendo por cenário a cartografia de Minas Gerais. Com erudição a autora o faz detalhadamente, abordando por exemplo os serões das velhas fazendas, bem como o estado da arte da música e da pintura da época.
É digno de nota que Carlos Drummond de Andrade escreveu um poema inédito (Joaquina) após ler os originais do livro e que não consta de suas Obras Completas. Transcrevo:
 
A História escolhe, modela, revela suas personagens.
Elas ficam existindo como pessoas da nossa rua, de
nosso convívio.
Mas há outras – as personagens que não entraram
na História,
humildemente anônimas para todo o sempre,
para todo o sempre desconhecidas.
Joaquina sequer chegou a ser esquecida. Nem se
lembraram de esquecê-la.
Ficou existindo em si, não no papel ou na lenda.
Um silêncio de mil dobras pousa em seu nome comum.
Entretanto Joaquina vive e conhece os bens e os males
da vida.
Joaquina, filha de Tiradentes.
Haverá glória maior para ela?
 
Assim, gentil leitor, se a memória de Tiradentes vai aos poucos esmaecendo, neste criativo romance histórico os feitos deste herói são reavivados pelo discurso da filha Joaquina.
(Plinio Mendonça)

Anúncios

7 Respostas

  1. irene

    acei muito bom o filme…ainda mais que sou quinto sobrinho-neto pela antonia rita de jesus xavier,irmã do Tiradentes e que sou talvez – falto provar em papéis – que sou quinto neto do Tiradentes – e de uma Joaquina que acho ser filha do TIRADENTES -que faleceu em sao jose do Calçado-es em 1868 e não sabemos de que é filha – com o nome de Joaquina Rodrigues Chaves mae de jose da fonseca xavier que se casou c a Raquel neta da Antonia Rita irmã do Tiradentes

    Curtir

    14/12/2009 às 17:07

  2. Acho que pode haver sim documentos, quem sabe em algum lugar desta planeta, pois eles os Inconfidentes foram degredados.Cabe ter esperança. O Livro Joaquina Filha do Tiradentes, pode ser obra de ficção,mas, fala de amigo,amigos, protetores, leis de proteção à mulher que foge com a filha e o amigo em busca de protetores,fazem amigos, e voltam em busca de origem.Os Inconfidentes foram os primeiros legisladores contra a injustiça e eram idealizadores. Foram traidos, mas uma mulher bordou sim dizeres no triângulo . E por que não buscar todos e resgatar uma verdadeira história. Para Minas e o Brasil uma obra com carimbo, Resgate aos priomeiros homens na busca das leis. Outros fizeram através destes ideais.

    Curtir

    03/06/2013 às 14:15

  3. Este blog é sobre a escritora e este documentário também: http://mariajosedequeiroz.blogspot.com.br/2013/08/vi-seminario-de-pesquisa-de-literatura.html?spref=tw

    Curtir

    29/08/2013 às 15:40

  4. Dexaketo

    Republicou isso em DEXAKETO.

    Curtir

    11/04/2016 às 22:57

  5. jose_romilto@hotmail.com

    Onde encontro o livrode Joaquina filha de tiradentes em pdf

    Curtir

    15/07/2016 às 23:30

  6. Entrevista com a autora: https://www.youtube.com/watch?v=dd-XDPmaM00

    Curtido por 1 pessoa

    26/07/2016 às 16:26

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s